Grupos Estratégicos

CONCEITOS

Estudar a concorrência faz parte da análise estratégica, segunda parte de um plano estratégico. Definir a concorrência correta a ser estudada é um passo tão difícil quanto importante para o sucesso da estratégia definida pelo plano.

Pra gente entender como se faz isso, é necessário saber duas coisas:

1. Plano estratégico é o documento no qual a organização define o melhor caminho para atingir seus objetivos.

2. Indústria é “um grupo de empresas fabricantes de produtos que são substitutos bastante próximos entre si.” (Porter, 1986).

GRUPOS ESTRATÉGICOS

Um grupo estratégico é um conjunto de organizações que fazem parte da mesma indústria, e que adotam estratégias iguais ou semelhantes. Este grupo é identificado geralmente pelo cruzamento de duas variáveis, o que permite que se faça uma matriz de análise da concorrência.

A receita de bolo é mais ou menos assim:

1. definição da indústria que a organização faz parte, de forma bem ampla

2. definição de concorrentes pertencentes a esta indústria

3. divisão dos concorrentes de acordo com duas variáveis, em uma matriz

4. identificação dos grupos que podem atingir a organização.

Então indo pra prática: digamos que eu seja uma escola particular de pequeno porte, pra classe A, que aborda alguns bairros em Porto Alegre. Agora é só seguir a receita de bolo:

1. a minha indústria é a de Escolas em Porto Alegre (fácil, ein?).

2. 1.Anchieta, 2.Dom Bosco, 3.Leonardo da Vinci, 4.João XXIII, 5.Farroupilha, 6.Santo Antônio, 7.Rainha do Brasil, 8.Rosário, 9.São Joã, 10.Positivo e 11.Saber.

3.

matriz concorrência estratégica

4. Os concorrentes que me interessam nesta configuração são os que se aproximam de mim, ou seja, regionais e de classe A. Também tenho que pensar que as Escolas da classe B que atuam no meu bairro também podem se tornar meus concorrentes, assim como as de classe A. Desta forma, consigo estabelecer quais concorrentes devo analisar, pois sei quais são os grupos estratégicos que compõem minha indústria. Pra se conseguir chegar a grupos estratégicos confiáveis, é importante fazer diversas simulações, com variáveis diferentes. Também escolher as duas variáveis é importante: elas não podem representar a mesma coisa (porte e número de alunos, por exemplo, são praticamente a mesma coisa).

APLICAÇÃO

Os grupos estratégicos servem pra que a gente consiga analisar a concorrência que importa para a organização. Sem isto, somos capazes de acabar analisando e desenvolvendo estratégias levando em conta um concorrente com viés estratégico diferente ao da nossa organização.

4 Comments

  1. Qual a fonte utilizada para essas informações? Estou fazendo um trabalho de faculdade e preciso colocar a definição de grupos estratégicos e citar fonte… muito obrigada

  2. Artigo de grande utilidade! Sucinto, sendo bem mais fácil de entender o conceito por aqui do que diretamente pelo autor, em seu livro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s