Código de ética e padrões de conduta

DEFINIÇÃO

Código de ética é o documento que estabelece os parâmetros de conduta necessários para a boa convivência entre uma instituição e seus públicos de interesse, focando na forma com que seus valores são praticados.

Valores são abstrações que a opinião pública tem sobre quais elementos levaram a instituição a chegar no nível que está ou por quais motivos a instituição terá sucesso em seu empreendimento. Geralmente são definidos a partir de pesquisa simples de opinião.

Sobre ética, não há como definirmos assim, jogo rápido, seu conceito, pois ele é extremamente dependente do contexto no qual estamos inseridos. A disciplina que estuda a ética é a deontologia, que ainda não fechou (e acredito que nunca irá fechar) uma definição precisa.

A utilidade da ética é para facilitar o relacionamento entre seres humanos, iguais, reduzindo a angústia, dando mais confiança para o trato social, trocando oportunidades, crescendo em conjunto e promovendo a qualidade de vida.

CÓDIGO DE ÉTICA

A construção do código de ética de uma instituição deve ser feita a partir de camadas, aplicando a forma com que os valores identificados devem ser praticados, partindo de um nível mais abstrato e amplo até o caso específico da instituição de fato.

Por exemplo: digamos que sua empresa venda um produto específico para uma grande montadora do setor automobilístico situada em uma região pouco desenvolvida e que os valores sejam pontualidade, preço baixo e qualidade do produto. Dentro deste cenário, começaríamos definindo como estes valores devem ser aplicados pra que a empresa possa se a ética, respondendo as seguintes perguntas:

 

Que princípios éticos são inerentes a uma instituição no mercado automobilístico?

E a uma fornecedora de peças?

E uma fornecedora de peças em uma região pouco desenvolvida?

E para a minha empresa?

Desta forma, a instituição garantirá que, para todos os parceiros, colaboradores, vizinhos, concorrentes, fornecedores e compradores, haverá uma linha para o modo que a ética deve ser operada, sempre reforçando os valores da instituição.

APLICAÇÃO

É importante que o código de ética seja aplicado por um CONSELHO DE ÉTICA, que deve ser definido por importantes parceiros, membros da diretoria, funcionários e demais públicos de interesse. É importante constar que o presidente da empresa não deva fazer parte deste conselho, para garantir idoneidade no processo.

Também é importante citar que o código de ética lida com dois tipos de informação: os valores e o cenário. Quando aplicamos os nossos valores de forma a melhorar a relação entre todos os públicos de interesse e a instituição, reforçamos o mais precioso de todos os capitais: a imagem.

2 Comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s