Definição
A ISO é produto de uma instituição criada por uma demanda do exército inglês, durante a segunda guerra mundial. Sua primeira sede foi na Suíça, em 1947, que hoje já é consolidada como a capital mundial da padronização.
A normatização de toda produção bélica dos exércitos aliados foi o início de uma compulsão maniática por padronizar TUDO, fechando mais de 12.000 normas até o final deste post. E contando.
A ONG que administra todas essas normas se chama International Organization for Standardization, o que faz parecer uma incoerência, pois a sigla que nomeia a norma deveria ser IOS. Mas não, foi escolhido ISO pelo prefixo grego que significa IGUAL, como em triângulo isósceles. A maioria das normas são exatamente assim: numa primeira vista nada faz sentido. Quando se estuda um pouco, tudo parece realmente genial.
No Brasil, as normas ISO demoraram pra fazer sucesso, uma vez que o caráter extremamente protecionista do nosso mercado até meados dos anos 90 não obrigava as indústrias a produzir com eficácia e eficiência para se manterem competitivas com influências externas. No entanto, após a abertura operada pelo Collor, o Brasil se tornou o país mais certificador do mundo por dois anos consecutivos.
Hoje, os tigres asiáticos nos ganham de 10 a 0.
ISO
A gente nem percebe, mas nossa vida é permeada por normas ISO. MP3 é uma, código de barra, leitor de cartão, chave dobermman, enfim. Mas duas se sobressaem: ISO 9001 e ISO 9002.
Ambas tratam de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), de acordo com os seguintes critérios:
- Informações gerais sobre a instituição
- Liderança
- Recursos para administração
- Realização do produto ou serviço
- Medição, analise e melhora
Dentro de cada um desses tópicos, há documentos base e hierarquia de informações que devem ser respeitados. Os conceitos para a padronização de documentos já foram apresentados em outro post, o que dá certa noção da complexidde do trabalho.
A única diferença marcante entre ISO 9001 e ISO 9002 é que a primeira se refere a processos nos quais há preocupação com design.
Aplicação
A ISO não é uma instituição certificadora. Ela vende a metodologia para ser implantada nas empresas, mas não averigua se a empresa realmente a implantou bem. Para isto, é necessário contratar serviços especializados que darão um panorama sobre a implantação da metodologia e quais pontos devem ser melhorados.
Os agentes certificadores são encontrados por um google básico, mas não os contrate sem critérios.
Artigo enxuto, de fácil leitura e compreensão.
Me ajudou muito na confecção de um trabalho.
Um grande abraço, que Deus te abençoe cada vez mais.