ISO

Definição

A ISO é produto de uma instituição criada por uma demanda do exército inglês, durante a segunda guerra mundial. Sua primeira sede foi na Suíça, em 1947, que hoje já é consolidada como a capital mundial da padronização.

A normatização de toda produção bélica dos exércitos aliados foi o início de uma compulsão maniática por padronizar TUDO, fechando mais de 12.000 normas até o final deste post. E contando.

A ONG que administra todas essas normas se chama International Organization for Standardization, o que faz parecer uma incoerência, pois a sigla que nomeia a norma deveria ser IOS. Mas não, foi escolhido ISO pelo prefixo grego que significa IGUAL, como em triângulo isósceles. A maioria das normas são exatamente assim: numa primeira vista nada faz sentido. Quando se estuda um pouco, tudo parece realmente genial.

No Brasil, as normas ISO demoraram pra fazer sucesso, uma vez que o caráter extremamente protecionista do nosso mercado até meados dos anos 90 não obrigava as indústrias a produzir com eficácia e eficiência para se manterem competitivas com influências externas. No entanto, após a abertura operada pelo Collor, o Brasil se tornou o país mais certificador do mundo por dois anos consecutivos.

Hoje, os tigres asiáticos nos ganham de 10 a 0.

ISO

A gente nem percebe, mas nossa vida é permeada por normas ISO. MP3 é uma, código de barra, leitor de cartão, chave dobermman, enfim. Mas duas se sobressaem: ISO 9001 e ISO 9002.

Ambas tratam de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), de acordo com os seguintes critérios:

  • Informações gerais sobre a instituição
  • Liderança
  • Recursos para administração
  • Realização do produto ou serviço
  • Medição, analise e melhora

Dentro de cada um desses tópicos, há documentos base e hierarquia de informações que devem ser respeitados. Os conceitos para a padronização de documentos já foram apresentados em outro post, o que dá certa noção da complexidde do trabalho.

A única diferença marcante entre ISO 9001 e ISO 9002 é que a primeira se refere a processos nos quais há preocupação com design.

Aplicação

A ISO não é uma instituição certificadora. Ela vende a metodologia para ser implantada nas empresas, mas não averigua se a empresa realmente a implantou bem. Para isto, é necessário contratar serviços especializados que darão um panorama sobre a implantação da metodologia e quais pontos devem ser melhorados.

Os agentes certificadores são encontrados por um google básico, mas não os contrate sem critérios.

2 Comments

  1. Artigo enxuto, de fácil leitura e compreensão.
    Me ajudou muito na confecção de um trabalho.
    Um grande abraço, que Deus te abençoe cada vez mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s