Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas

DEFINIÇÃO

Segundo Oliveira, no livro Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas, de 1998, planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando melhor grau de interação com o ambiente, considerando a capacitação da organização para este processo de adequação.

Pode-se discorrer por horas sobre esse assunto, mas a definição do Druker relaciona o tamanho da empresa à estrutura administrativa, principalmente a estrutura de alta gestão. Então ficamos assim:

Porte

Representação

Característica

Micro 1.JPG Não existe separação entre os níveis hierárquicos.
Pequena 2.JPG

A empresa já necessita de uma organização administrativa, exige um nivel administrativo entre o “chefe” e os trabalhadores.

Média 3.JPG

O cargo de cúpula exige dedicação em tempo integral e os objetivos empresariais globais não podem ser estabelecidos pelo ocupante do cargo

Grande 4.JPG A função de direção suplanta a capacidade de uma pessoa, dividindo-se em coordenação de niveis médios e estabelecimento de objetivos empresariais.

Imagem da dissertação Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa, escrita pela Ana Cláudia Fernandes Terence. Roubei. =)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Planejamento estratégico pra pequenas empresas, então, congrega um sem fim de adaptações que na maioria das vezes os livros didáticos e seminários não expressam. As micro e pequenas empresas têm particularidades administrativas que precisam ser levadas em conta no desenvolvimento metodológico do trabalho do consultor.

Eu já dei assessoria pra um grupo de 10 micro e pequenas empresas. Nessa experiência, vi acontecer um fenômeno descrito pela Ana Claudia, na dissertação a qual já me referi, dito pelas palavras de R.A. Golde, literatura fundamental pra quem quer trabalhar com pequenas e micro empresas: é mais facil convencer um pequeno empresário a planificar que a fazê-lo perceber a utilidade de um planejamento estratégico.

Portanto, a gente tem que optar pelo simples e ir o mais rápido possível pra definição dos planos de ação. Quem encara o trabalho com este perfil de empresas vai encontrar pouca qualificação dos dirigentes, pouco tempo, pouco conhecimento de cenário, pouquissima maleabilidade pras mudanças sugeridas, pouco comprometimento com a qualidade.

Acerte com o grupo na primeira reunião quem fará o que, quando, quanto isso vai levar, onde, como e por que isso deve ser feito. Esta combinação deverá gerar um conjunto de práticas a ser seguidas pelo grupo, regras do jogo, pra que todos saibam exatamente o papel de cada um no processo.

APLICAÇÃO

O exemplo do consultor deve ser impecável. Há que se ter um nível de organização e didática muito mais elevados que em uma consultoria pra empresas que já tem a cultura do planejamento desenvolvida.
Não pressuponha nada, seja o mais claro possivel, deixe as coisas todas por escrito e faça-os entender a importância que a QUALIDADE tem pra implantação de qualquer melhoria. Comece ensinando o que é um planejamento estratégico, gaste tempo qualificando o cliente, torne-o apto a entender do que de fato a função toda se trata.

23 Comments

  1. Bom Dia!Não sei se vcs poderão me ajudar!Eu preciso fazer um projeto sobre Planejamento Estratégico,atualmente faço faculdade de marketing e não tenho tempo para fazer esse projeto,sou uma pessoa muito ocupada e trabalho na empresa e não tenho como fazer esse projeto!gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com esse projeto.Eu preciso o trabalho assim:Planejamento Estratégico:problema de pesquisa,objetivos,metodologia,estudo exploratório.Eu preciso que uma empresa seja analisada e que sejam respondidas as seguintes perguntas:Por que a organização existe?,O que e como ela faz?,Onde ela quer chegar?Talvez vcs pudessem me ajudar eu agradeceria muito!Obrigado!

  2. sou estudante do curso de gestão ambiental e desenvolvimento comunitário e gostaria de saber se me podem ajudar a formular um projecto para uma criação de uma pequena empresa

  3. boa tarde, ando no rcvv (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) e tenho uma micro empresa, na área de antiguidades e na escola foi me dito para fazer um projecto para aumentar a minha micro empresa, para aprensentar ao juri em dezembro. da para dar ai um exemplo como poderia fazer bem esse projcto ?

    obrigado

  4. Olá, por favor, estou a estruturar o organigrama do Gabinete de Planeamento de uma empresa cuja actividade principal é a formação profissional. O gabinete é composto por três técnicos e um director, pretendo apenas criar três áreas de actividade (uma para cada técnico). Agradeço a v/ ajuda

    cumprimentos

  5. sou estudante do curso de tecnico em administração de empresa e gostaria de saber se me podem ajudar a formular um projecto para uma criação de uma pequena empresa. Por que a organização existe?,O que e como ela faz?,Onde ela quer chegar? qaul tipo de lucro ela vai esta inquadrada?lucro real? Talvez vcs pudessem me ajudar eu agradeceria muito!Obrigado!

  6. Edvânia, acredito que estes foram os tópicos de sua disciplina, que te instrumentalizaram a fazer este trabalho final. De qualquer forma, recomendo o livro Planejamento Estratégico do Idalberto Chiavenato.

    De fato, olhando por cima, me parece que tu precisa mais é de um plano de negócios. Desta forma, recomendo que tu busque o site do SEBRAE e encontre os modelos de lá. Certamente vais achar algo que te ajude.

    Um abraço e boa sorte!

  7. Olá…Boa tarde! Sou estudante de administração gostaria de saber se vocês podem me ajudar a fazer um planejamento de uma pequena empresa como uma lan house..desde ja agradeço

  8. Bom dia, sou aluna de Relações Públicas e estou fazendo um projeto de planejamento estrategico para uma agencia de publicidade, estou tendo muitas dificuldades para elaborar a análise do ambiente externo: cenários podem me ajudar, ficarei grata.

  9. Oi, sou estudante do curso de administração de empresas e estou fazendo minha monografia sobre a importancia do planejamento estrategico para pequenas empresas no ramo de hotelaria. Alguem poderia me ajudar me indicando algum livro, materia, artigo ou qualquer outra coisa? desde ja agradeço!

Deixe uma resposta

