5s

DEFINIÇÃO

O 5S é um programa japonês desenvolvido pra agregar qualidade à produção local. O Japão era bem bastantão e precisou se qualificar pra entrar brigando firme no mercado internacional. Este programa então foi desenvolvido, buscando primar o básico de qualidade, em âmbitos bem gerais.

O programa é chamado de 5S porque, naturalmente, é baseado em cinco princípios básicos. São eles: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Entendeu? Ok, eu traduzo:

Seiri – Utilização
Seiton – Ordenação
Seisou – Limpeza
Sheiketsu – Saúde
Shitsuke – Autodisciplina

5S

Seiri é ter somente o necessário no local de trabalho, observando o que, com o tempo, foi-se acumulando. É necessário analisar tudo friamente, sendo bem objetivo e pensando no futuro: quanto tempo vou levar pra usar isso aqui de novo? Não tema: JOGUE FORA o que não for mais usar.

Divida as coisas em duas categorias: necessários e desnecessários. Os necessários divida em usados constantemente, ocasionalmente e raramente. Os desnecessários em sem uso potencial, potencialmente uteis ou valiosos e que requerem outro lugar especial.

Não tema: JOGUE FORA o que não for mais usar.

Esses dias me senti tão bem jogando fora todo material do meu PRIMEIRO GRAU…

Seitou é ter um lugar pra cada coisa, e cada coisa em um lugar. Profundo, eu sei, mas de tão básico que é, a gente acaba esquecendo de praticar. Identifique as coisas, coloque etiquetas nas pastas, separe as roupas no armário por algum critério lógico. O que se usa toda hora, guarde por perto. Sem uso possível, JOGUE FORA.

Seisou é, antes de dizer que este senso é de limpeza, é o senso de fazer a coisa do jeito certo. Não dá pra trabalhar na sujeira. Não dá pra usar uma ferramenta da forma errada pro qual ela foi projetada. Zelar pelo básico da limpeza e beleza das coisas, num sentido samurai, mesmo.

heiketsu é manter as condições de trabalho favoráveis pro desenvolvimento de todo mundo. Tem um problema com alguem? Então marca um café com essa pessoa e fala. Cuida da tua saúde física e mental. Siga os procedimentos de segurança. Pare 15 minutos de manhã e 15 de tarde. VÁ AO BANHEIRO QUANDO SENTIR VONTADE. Essas coisas. É óbvio, não? É tão, tão.. SENSO.

Sitsuke, bom, apesar do 5S ser uma ferramenta simplíssima de se usar e de qualidade evidente a curto prazo, há que se ter grande força de vontade pra gente manter tudo limpo, fazer tudo certo, ser sempre sincero com as pessoas, falar o que pensa da forma certa, organizar as coisas nas gavetas e pastas certinhas, não salvar os arquivos na área de trabalho. Enfim, este senso é sobre isso, ter FORÇA DE VONTADE pra seguir evoluindo, um passinho de cada vez. Não sei se tá correto chamar de SITSUKE. Já li SHITSUKE. Se alguém tiver certeza da grafia correta, comenta por favor.

APLICAÇÃO

Na prática, quem implanta o 5S na empresa é geralmente apaixonado pelo programa. O que não acontece, comumente, com o resto do corpo funcional. Haverão resistências, é normal. A jogada é usar exemplos práticos pra contextualizar a equipe da importância do programa. Cutucar na ferida as vezes faz bem, contanto que seja com amor. Não me fala a verdade querendo destruir alguém que daí é covardia. E vai aos poucos, vai aplicando no teu trabalho, coordenando a pegada com o resto da equipe que os resultados vão aparecer.

3 Comments

  1. hehe
    hm
    vamos mudar de assunto.

    nao, sério. por coincidencia hoje mesmo eu refiz o seiri aqui. meio que de 6 em 6 meses eu refaço. deu TRÊS CAIXAS e um SACOLÃO de coisa desnecessária. então uma foto agora seria meio fake, pq tá tudo arrumadinho…

  2. Bons posts no seu blog.
    Recentemente apliquei o programa 5S na empresa em que trabalho, mas tive muita resistência por parte de alguns funcionários. Trata-se de uma questão cultural acima de tudo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s