As 5 Forças de Michael Porter

CONCEITOS

Pra entender as Cinco forças de Porter, é importante saber o que é Indústria. Entao: Indústria é um grupo de empresas fabricantes de produtos que são substitutos bastante próximos. Na medida em que são empresas que fabricam a mesma, ou quase a mesma coisa, a indústria está submetida a mais ou menos as mesmas influências. Porter diz que são 5, somente 5, não mais que 5 influências, que ele chama de força, na medida em que elas exercem pressão sobre a indústria.

Michael Porter é o maior estrategista da história dos estrategistas e quem duvidar, é só perguntar pro google que ele confirma.

AS CINCO FORÇAS DE PORTER

Roubei esta imagem, na cara dura, da wikipédia. Se me processarem, azar:

As 5 Forças de Porter menor menor

Pra entender melhor como as forças se comportam, segue uma explicação de cada uma delas:

Rivalidade entre concorrentes – É a agressividade com a qual os concorrentes da indústria lidam com o cliente. A rivalidade interfere na quantidade de investimento em publicidade, taxa de crescimento da indústria, número de concorrentes, entre outros fatores.

Poder de barganha dos clientes – O quanto meus clientes exigem qualidade (cerficações, garantias…)? Há possibilidade de negociar preços (compra em alta quantidade…)? Há critérios legais para se comprar atuar nesta indústria (licitações, sindicatos)?

Poder de barganha dos fornecedores – O quanto a indústria depende de fornecedores específicos? Há como diferenciar os insumos? Os fatores de produção afetam muito o preço de venda do produto?

Ameaça de novos entrantes – Quão alta é a barreira para um empreendedor entrar nesta indústria? Há questões ambientais? Licenças concedidas pelo poder público? O capital para iniciar o negócio é muito alto? Novos entrantes podem dificultar a entrada do empreendedor nesta indústria, e neste ponto pode ser visto como negativo. Já para aqueles que já fazem parte da indústria, a ameaça de novos entrantes é positiva, na medida em que diminui a concorrência.

Ameaça de produtos substitutos – Há produtos que podem ser descartados do mercado por inovações. Os exemplos podem ser os mais diversos e as vezes desafiam a criatividade do planejador. Quem poderia prever a queda das viagens a negócios com a disseminação da banda larga? A video conferência ocasionou uma redução na lucratividade dos hotéis empresariais. Outro fator a se considerar é quanto a facilidade do produto se tornar obsoleto, como o clássico caso da Olivetti, que deixou de existir por se manter fazendo máquinas de escrever.

APLICAÇÃO

As cinco forças direcionam pro que deve ser analisado de toda a indústria. Saber o comportamento de cada uma serve pra que se consiga montar uma matriz SWOT baseado na realidade. O difícil, na verdade, é conseguir definir com precisão a indústria na qual se está inserido. Pra isto, tem este post aqui que pode ser útil.

About these ads

23 comentários sobre “As 5 Forças de Michael Porter

  1. Michael Porter jutamente com Al Ries o mago do marketing, são os dois maiores teoricos e consultores empresariais em minha opinião, e se alguem tiver a fim de comparar eles apresentam ideias extremanete parecidas, são gênios.

  2. Gente, eu preciso de um video de Poter de 2008. Para fazer uma redação para a materia empreendedorismo. Ao sabe me dizer onde encontro?

    Por vavor alguem me ajude já é para amanha.

    Obrigada

  3. Oi
    Preciso urgente do video completo da wolds business forum de 2008.
    pelo amor de Deus, alguem me ajuda

    dependo disso para terminar o meu semstre
    Alguem?

    Urgente

  4. O poder dos sindicatos influencia no nível de organização da mão-de-obra. Deste modo a força a que nos referimos seria “empregados” e não sindicatos. Entretanto, devemos considerar que os funcionários são fornecedores de serviço para a indústria e avaliá-los com os mesmos princípios que os outros fornecedores. Mas, incluindo variáveis mais específicas, tal qual a já citada organização da mão-de-obra.

  5. Qual o tipo da relação existente entre as ferramentas de diagnostico análise SWOT e 5 forças de Porter; complementaridade ou causalidade? Explique sua resposta detalhando brevemente tais ferramentas. Após, responda se existe concorrência de objetivos entre as duas ferramentas: se sim, quais e por quê? Se não, Por quê

  6. Pingback: As cinco forças de Porter | Blog SAD

  7. michael porter é o genio o incomparavel com as suas 5 forças para ajudar um bom gestor ou para termos um bom departamento administrativo nas organizaçoes.
    metendo em pratica estas 5 forças a mesma organizaçao ira de bem para melhor…

  8. Bom dia! Estou com uma dúvida.
    Meu professor me pediu 2 critérios de Michael Porter, eu entendi que ele está pedindo para explicar 2 forças, mas o pessoal da sala entendeu diferente.
    Vcs podem me ajudar informando quais os critérios de Michael Porter?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s