Projeto estratégico social

DEFINIÇÃO

Todo projeto social nasce da tentativa de se mudar algo que nos incomoda. Há pessoas que pensam que ao criarem uma ONG irão ganhar dinheiro, fazer fortuna e abrir o capital depois de 5 anos. Convenhamos, isso não vai dar certo. Abrir uma ong é muito mais que isso. Uma ONG é um meio para transformarmos uma realidade que nos perturba.

Transformar a realidade é processo longo, demorado, que é composto de várias fases e requer envolvimento de diversos recursos. Logo, o que demandamos aqui é um projeto! E projeto pra terceiro setor tem algumas peculiaridades.

Projeto é um plano de execução de alguma coisa. Pode ser dividido de inúmeras formas, de acordo com a metodologia aplicada. Aqui falaremos em estratégico – construções no nível das idéias, tático – procedimentos que determinam o que fazer, operacional – minúcias da execução de um trabalho, definindo como fazer.

Terceiro setor é composto por iniciativas privadas de utilidade pública, que tenham início na sociedade civil.

PROJETO ESTRATÉGICO SOCIAL

Um projeto social servirá não só para descrever os passos necessários para se atingir um objetivo, mas também como ferramenta de mobilização social e captação de recursos. Esta peculiaridade do projeto social geralmente faz com que os textos do material tenham um forte caráter ideológico e apelativo. Há que se ter cuidado para se ser objetivo e acertivo nas partes táticas e operacionais do projeto. Um projeto social geralmente é composto por um nome, justificativa, objetivos, metodologia, avaliação e possibilidades de participação.

Nome do projeto: deve ser empolgante, passando a mensagem do que consiste o projeto. O nome do projeto deve transmitir uma mensagem que mobilize os participantes e conquiste apoiadores.

Justificativa:Por que fazer? Sem xalalá, por que isso tem que ser feito? Se você não conseguir descrever essa parte, esqueça. O projeto não tem concretude e pode correr o risco de ser inútil. É daqui que você deve tirar os argumentos para convencer o engajamento da sociedade ou mobilizar a iniciativa privada a prover recursos.

Uma justificativa bem formulada deve estar baseada em um diagnóstico e há várias formas de se diagnosticar uma realidade social: entrevistas, levantamento histórico, recortes de jornal e estatísticas são um bom começo.

Objetivos: Quais resultados o grupo quer alcançar? Aqui cabe ser claro e direto para se expressar o que se quer, sem ideologia ou publicidade. Um exemplo de objetivo pode ser: incentivar a reciclatem de 50% do lixo do bairro onde fica a universidade tal por meio de campanhas educativas. É a hora de ir direto ao ponto, resumir o que se quer.

Facilita estabelecer um objetivo principal para o projeto e alguns objetivos periféricos, que venham a atender necessidades complementares. Eu demorei muito pra entender que um objetivo não é um degrau, mas toda uma escada para um novo andar

Metodologia: explique em breves palavras como se conquistará o que se espera. Explique a necessidade de recursos, onde eles serão dispostos, quanto tempo levará para se alcançar os resultados, como será a administração do projeto. Não é a hora de se entrar em dados minuciosos, explicando detalhes. Se, por exemplo, o projeto consiste em levantar computadores usados para outras ONGS, não é necessário descrever qual o nome do antivírus que será passado nas máquinas antes delas serem entregues às instituições, mas sim que se dará assistência técnica as máquinas antes do repasse.

Aqui estamos falando do projeto estratégico, o que fica no no nível das idéias. Após sua conclusão, passaremos para o nível tático e operacional, no qual abordaremos o nome do antivirus.

Avaliação: defina como será feito o acompanhamento e avaliação do projeto. Quais ferramentas serão usadas. Tente usar números aqui, e se for possível, relacione-os com outras informações da instituição. Por exemplo, se o projeto prevê levantamento de fundos com a iniciativa privada, exponha quantas visitas foram feitas às empresas e relacione este número total com quantas deram algum recurso.

Possibilidades de participação: aqui se pode dividir em três tipos:
– voluntários – pessoas da comunidade que geralmente se beneficiarão direta ou indiretamente com o sucesso do projeto. Os voluntários são motivados por causas altruistas, etéreas. Para a maioria dos projetos, voluntários são fundamentais. Geralmente, representam uma força de trabalho bem disposta, comprometida, mas pouco qualificada.
– funcionários – pessoas contratadas para coordenar a execução do projeto. Geralmente se contratam funcionários para dar conta dos caráters técnicos que os voluntários não conhecem para executar.
– apoiadores – pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o projeto, em todos os tipos de recursos que existem. Algumas empresas dedicam um meio expediente de todos seus funcionários por mês para participarem de iniciativas sociais. Outras provém recursos financeiros. Muitas doam materiais. Aqui cabe também definir algum tipo de contrapartida para os apoiadores, com o objetivo de estimular doações nas principais carências da instituição.

APLICAÇÃO

Após a definição do projeto no campo das idéias, é hora de começar a “vendê-lo” para conquistar a participações fundamentais para o sucesso. Em paralelo, não perca de vista as definições táticas e operacionais. Construa planos de ação para cada tarefa que servirá para conquistar um objetivo e tenha certeza que você ou alguém que você tenha demandado para isto consiga avaliar se as tarefas estão sendo cumpridas.

About these ads

98 respostas em “Projeto estratégico social

    • Ola gente, vai fazer 03 anos que tento colocar em pratica um projeto que gostaria que virasse realidade, esse projeto é lindo, é pra idosos, o nome do projeto é …CORPO E MENTE. É um projeto que esta voltado pra pessoas acima de 60 anos, podendo passar o dia nesse local, tendo como objetivo trabalhar sua mente e seu corpo e podendo deixar essas pessoinhas mais felizes e se sentirem uteis na sua vida, com trabalhos manuais, oficinas de artes, danças culturais, culinarias e medicos que poderiam atender 02 veses no mês, ( cardiologista, genecologista e medico geriatrico.) , eles iriam aprender e ensinar, epocas festivas sempre iriam participar de festas e comemorações de aniversários. Para os homens ia ter um sala de jogos, baralho, domino, damas, xadrez , etc…, enfim …esse é meu sonho e gostaria muito de realiza-lo, gostaria de um apoio seja qual for. agradecida .

  1. Parabéns pelo artigo! Ele está me ajudando muito a organizar as metas para 2007, do projeto social onde trabalho como voluntária. Ele se chama “Educara” , tem sede na Alemanha e visa dar estudo de qualidade a criancas de baixa renda. Quem tiver interesse em saber mais, pode ir à nossa homepage: http://www.educara.de
    Um abraco e boa sorte,

    Verônica

  2. Goistei muito do artigo, pois ele me direcinou a iniciar os projetos sociais da entidade da qual sou colaboradora, como voluntária, e trabalho na parte de desenvolvimento de projetos. Trata-se da entidade “maezinha do ceu” da cidade de Sorriso-Mato Grosso – Brasil., entidade sem fins lucrativos que esta buscando apoio e parceiras para dar os primeiros passos, visando atender um bairro com população aproximada de 1.500 pessoas e 500 crianças, e irá atender as crianças da comunidade, visando tira-las da marginalidade com implementação de cursos e oficinais ocupacionais durante todo o dia e ainda cursos para as mães. Muito obrigato pelo apoio.

  3. Parabéns pelo o artigo, realmente existem muitas pessoas criando ONGs só para “enriquecer”, não por uma questão socias de atender as crianças com vulnerabilidade social, por esse e outros motivos também que estamos com um País assim…
    Gostaria de saber se vocês irão fazer um artigo de onde existe linha de financiamento ou fonte de recursos para desenvolver um Programa de educação Ambiental que tem o Nome: “Planeta Azul”? É um programa que visa geração de emprego e renda as famílias carentes que são assistidas por nós. Qualquer dúvida acesse ao nosso site: http://www.wantuildefreitas.com.br

    Sônia Moraes – Obras Sociais Wantuil de Freitas

  4. Consegui achar uma forma pra fazer meu projeto, pq até o momento eram só idéias soltas na minha cabeça…
    Obrigado , agora tenho uma direção.

  5. Gostaria de receber modelo de projetos pisciculturas para água doce, digo: rio e lagos, na região nordeste no estado de piauí, agradeço antecipadamente..

  6. Caro Daniel Fernandes

    Em seu projeto vc esternou o que muita gente acredita: “um projeto nasce de uma necessidade”, mas tem muita gente criando ong para melhorar de vida, ou seja, pensa no eu e não no nós.

    Parabens.

    Gostaria de trocar mais ideias com vc.

  7. Muito bom a forma como voces orientam, estou tentando organizar um projeto, numa área muito carente da minah cidade, a dificuldade maior é arranjar patrocínio,colaboradores emfim. Faço trabalho com sucatas, ensino pintura e trabalhos com jornal mas queria abranger mais, queria um espaço maior que eu pudesse trazer as mães em outro turno para aprender uma profissão. Banco o material das aulas com o que apuro em feiras q faço com objetos e roupas (minhas e de meus filhos) Queria ter um espaço, servir um lanche, poder produzir mais e fazer bazar para custear o materia. Creio que com um Projeto, tudo certinho facilitaria. Se puder me mande um modelo de Projeto. Desde já agradeço.

  8. BOM DIA …adorei a materia…
    Adoraria montar um projeto para o menor aprendiz…
    poderiam me ajudar ?
    Moro em uma cidade do inetrior de sp,onde muitos jovens nao tem oportunidade em aprender uma profissao…Sou conselheira tutelar e sinto necessidade em fazer algo de produtivo para estes jovens sem pespectivas de vida …

    agradeco desde ja …

    obrigada

  9. Boa noite!

    Gostei muito da matéria. Estou tentando fazer alguns projetos para minha comunidade que é uma cidade muito pequena no interior de Minas Gerais onde tem muitos adolescentes ociosos e sem oportunidades de emprego. Tenho muita boa vontade para ajudá-los, só que ainda não sei fazer projetos. Estou querendo aprender. Estamos querendo fazer um projeto sobre o menor aprendiz para entregar ao prefeito da cidade. Mas não tenho muita noção por onde começar, pois a idéia é que esses adolescentes fossem aproveitados na própria prefeitura, se for possível.
    Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente e que Deus o abençoe.

    Eliane

  10. Olá Eliane Ponciano,

    Estou justamente tentanto exatamente fazer a mesma coisa. Entrei em contato com o SENAI, para implatação de cursos profissionalizantes ele vieram a cidade mas muita coisa precisa ser feita.

    Gostaria de entrar em contato com vc para que possamos trocar idéias e experiencias.

    Um abraço,

    Ps. Parabéns Daniel

  11. Gostei muito da materia sobre projetos sociais, sou Pedagoga em uma entidae e gostaria de receber sugestões sobre projetos direcionados a familias.

    Grata.

  12. Boa Tarde!
    Eu atendo na comunidde que moro setenta criança doado sacolhinha de natal.,com roupa ,sapato,brinquedo tudo doado por colegas .Pelo quarto ano consecutivo.Este ano gostaria de começa montar um projeto para pode atender mais crianças e pedir axilio de algumas firma .como poderia fazer isto.
    Espero pela sua orientação.Obrigado.

  13. gostaria fazer um projeto social voltado a deficientes visuais,juntamente com suas familias.será que alguem pode me ajudar?gosto muito dessa aréa educativa e sou estudante de serviço social,e vejo muita dificuldade e descriminação,me ajude a ajudar.

  14. olá, gostei muito das dicas de como deselvolver um projeto social,pos estou junto com mimha comunidade implantando uma biblioteca comunitária, mas meu maior desejo é fazer um projeto que venha beneficiar moradores de ruas tenho em mente mas nao sei ainda como desenvolver e comoçar colocar no papel para apresentar alguns patrocinadoras, se allgeum tiver um modelo de projeto por favor me envie, me ajudem ! obrigada desde de já . envie para elienegold@hotmail.com

  15. Gostei muito! Sou professora e gostaria de um modelo de projeto para pedir patrocínio durante todo o ano, pois, na escola em que trabalho pretendemos fazer um projeto de incentivo à leitura para a comunidade.

  16. Sou professora de dança e gostaria de saber se posso desenvolver um projeto que incluisse todas as artes,usando o espaço do centro comunitário de meu bairro e conseguir recursos com alguma empresa privada?É este mesmo modelo de voçês?Obrigada.

  17. Olá gente ! Gostei muito das orientações sobre Projetos Sociais. Sou tenista, e tenho muita vontade de fazer um Projeto Social voltado para crianças carentes da rede municipal de ensino, e moradores de rua ( crianças e jovens ). O objetivo é ensinar tênis de campo ( que é um esporte caro e de pouco acesso para o pobre e carente ) a estas pessoas, visando formar equipes de competição, bem como futuros profissionais de tênis. A inclusão social dessas pessoas também é o nosso objetivo, dando a elas mais oportunidade e dignidade de vida. Gostaria que me mandassem modelos de projetos para que eu possa iniciar este grande sonho. Serei voluntário e o 1º professor de tênis para iniciar este projeto … Aguardo respostas.

    • BOA NOITE EXCELENTE Materia gostaria de reber um modelo de projeto voltado para a recuperacao de rios e de cinema comunitario . agradecido

      • Pessoal, vejo que muitos tem dúvidas bem pertinentes aqui. Se eu abrir um grupo no facebook, para trocarmos mais facilmente de informações, vocês fariam parte?

      • olá, na verdade o projeto já está acontecendo, sem muitos recursos, pois estou bancando tudo sozinho…sou professor de uma academia de tênis em Peruíbe (litoral de sp) e dou aula uma vez por semana para crianças e adolescentes de baixa renda…porem o que eu realmente preciso é de recursos para poder uniformizar essas crianças, dar tênis para alguns q não tem, bolinha, raquetes. No ano passado arquei com tudo para 60 crianças, mas esse ano está um pouco difícil, pois não tenho mais reservas em dinheiro, por isso o que eu realmente preciso é de pessoas que patrocinem este projeto. Tenho uma ong q está regularizada, mas não sei ao certo como posso conseguir as coisas. Já tentei com a prefeitura e até com alguns comerciantes da cidade, mas é tudo muito difícil.

      • Na verdade estou fazendo sozinho mas gostaria de fazer um projeto mais arrojado com aulas de culinária, inglês, música,condicionamento físico.. Fazendo com que essas crianças se ocupando uma boa parte do tempo e felizes … Eu ensino o tenis para crianças que gostam de jogar e não para filhos minados pelos os pais como muitos por ai …. Sinto em dizer que sou muito feliz como professor mas precisando de uma ajuda com patrocinadores que acreditam essa idéia ….
        att
        Cássio

  18. Olá!!!Estou muito interessada em montar um projeto na minha comunidade!! ja fui voluntaria em varios projetos mais estou com um pouco de dificuldade em montar um em minha comunidade ja andei pesquisando as maiores deficiencia e queria saber como dar o proximo passo, e saber se é nescessario fazer cadastro em algum orgão!!agurado resposta pois estou com muita vontade em repassar a minha força de vontade com outras pessoas , favor se hover alguem que queira juntar sa forças é só mandar e-mail: josianemara@ig.com.br

  19. PARTICULARMENTE BANCANDO SOZINHO JÁ FIZ 2 PROJETOS E DERAM CERTO
    GOSTO DE REALIZAR PROJETOS E SONHOS GRANDES SÓ QUE MEUS RECURSOS FINANCEIROS O IMPOSTO DE RENDA NÃO DÁ TRÉGUA.
    GOSTARIA DE CONTATAR COM PESSOAS QUE POSSAM AJUDAR A TIRAR ESTE SONHO DO PAPEL. MINHA COMUNIDADE É SUPER CARENTE. ANOTE: NÃO TEM:FARMÁCIA, POSTO DE SAÚDE, ASFALTO, POSTO POLICIAL, INDUSTRIA, COMÉRCIO DE MOVEIS, CALÇADOS, ROUPAS, DENTISTA ETC., PARA PAGAR UMA CONTA DE LUZ É NECESSÁRIO PEGAR UM ÓNIBUS NA RODOVIA OU ANDAR 9 KIILOMETROS PARA IR ATÉ O CENTRO COMERCIAL.
    VENHA CONHECER O BAIRRO DA RESSACA EM IBIUNA, 80 KM DE SÃO PAULO, NÃO É POLÊMICA, NA RODOVIA NÃO TEM ACOSTAMENTO. POR FAVOR ENTRE EM CONTATO ANTES QUE MINHA COMUNIDADE ACABE E MEU SONHO TERMINE.

  20. ao longo do tempo em que este post ficou disponível, inúmeras pessoas me procuraram pedindo um “modelo” de planejamento. infelizmente, nao tenho tal documento a disposição e, de fato, sou contra o uso de modelos para este tipo de trabalho. o planejamento deve ser absolutamente customizado a cada iniciativa e o uso de modelos poderia barrar esta iniciativa.

    no entanto, caso os interessados queiram me remeter suas tentativas de planejamentos estratégicos de iniciativas sociais, tentarei na medida do possível analisar os documentos e devolve-los com observações ou comentários.

  21. Gostei muito do que vc descreveu sobre projeto, irá me auxiliar na montagem de um projeto social que devo apresentar como conclusão de um curso. Parabéns!

  22. É UM GRANDE PRAZER DEIXAR MEU COMENTARIO,É BOM SABER MAIS SOBRE PROJETO SOCIAL E QUAIS BENEFICIOS ESSE ATO DE BRAVEZA NOS LEVA.TENHO UM GRANDE AMIGO QUE ESTA FAZENDO UM PROJETO LINDO EM 7 DE ABRIL COM SUA BANDA AXÉ KAKAU,DANDA AFRO E QUE VELA ADOLECENTES A CONHECER ESTRUMENTOS MUSICAIS LEVANDO CONHECIMENTO E CULTURA PARA OS JOVENS.É UM HOMEM DE RESPOSABILIDADES E QUE DESEJA CADA VEZ MAIS ANPLIAR O SEU PROJETO.GOSTARIA DE SABER COMO ELE PODE CRESCER ESSE PROJETO QUE FAZ COM MUITA GENOROZIDADE.GRATA

  23. Parabéns, gostei muito de sua dica, mais gostaria dereceber projetos sociais que trabalhem como fonte de renda para jovens e adultos pois minha cidade é muito carente e gostaria de implantar.

  24. boa tarde, gostaria que voce me ajude a montar uma ong com o objetivo de captar recursos para que a nossa escola não feche, embora ela esteja agregada a um nome forte mas o birobiro não é um ex- jogador que esteja rico ele ajuda no que da , mas a despesa para manter com uniformes funcionarios, aluguel do campo e mais algumas despesas extras mais ou menos 220 garotos carente é muito dificil, com uma ong poderiamos atender 500 garotos de rua dando a eles alguma coisa util pra se fazer durante o dia.

  25. gostaria de receber projetos que viabilizem oficinas no cras de itabirinha.estamos começando e nos falta experiência para elaboração desses projetos.já temos em andamento oficinas de pintura e biscut.custeados pela prefeitura municipal.agradeço sua atenção..coordenadora sílvia ap.oliveira,obrigada.

  26. gostaria muito de recebe um projeto pronto pra min saber com arquiteta um outro ensima do q vc me ensinaram gostei muito da materia de vcs beijossss

  27. Olá .adorei a matéria e gostaria de receber projetos que viabilizem oficinas na fundação missionaria em uberaba estamos começando e não temos experiencia para elaborar esses projetos.
    Já temos em andamento oficinas de pintura em tecido e afabetização para adultos o qual serão custeados pela prefeitura municipal. Desde agradeço sua atenção..coordenadora edna penha de jesus

  28. eu estou realizando um projeto social
    e estou com dificuldade em montar acredito que esse comentario vai me ajudar muito.

    Obrigado e um abraço

  29. Olá, sou Assistente Social e desenvolvo meu trabalho como voluntária junto ao Elis-Abrigo para criança portadora de deficiencia, localizado em Iraí/RS. Iniciamos nosso trabalho com crinaça indígena kaigang (www.elisabrigo.org.br) que culturalmente são abandonadas por serem PPD’s. Estamos em captação de recurso e seu trabalho vai me ajudar muito.
    Obrigada por dividir seu conhcimento, isto também é se doar.

  30. Projeto Comando Mágico,é uma iniciativa volante de desenvolvimento humano e cientifico. Atuamos na comunidade visando dar apoio nas carências e nas dificuldades do município de Bodocó Pernambuco.Atuando no semiárido fazemos pesquisas, agricutura orgânica e palestras, Implantamos a Ãção Casa do Povo. Nosso começo contou com idéias de projetos e de elaboração destes.Agradeço tua ajuda…Quem desejar contato o nosso Email. ´é teckvenicio@hotmail.com

  31. ” adoreiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!
    os comentários…
    tudo sobre o que quero que esse programa
    passe para jovens como eu …
    Até mais!!!!!!!

  32. gostaria de uma responsta para monta uma ong como faço para ter um patrocinio  sou pedagogo para na area de deficiente mental multiplas e gostaria de abrir uma ong para profissionalizar estas crianças ( adolecente que chegam a uma idade e nao tem nada a fazer na vida )

  33. Boa noite amigos e amigas!

    Estou precisando da ajuda de vocês para iniciar a elaboração de um projeto social com o objetivo de proporcionar à crianças de um orfanato um dia de sonho levando até elas um dia de criança com tudo que elas gostam além de doar itens arrecadados junto à comunidade.
    Para tanto, preciso formalizar o projeto. Como nunca fiz algo do tipo, preciso que me deêm uma orientação além de enviar pro meu e-mail (darlyng28@gmail.com) alguns modelos prontos de projetos para que eu tenha uma noção de como começar.

    Conto com a colaboração de vocês.

    Grata.

    Darlyng

  34. Gostaria de montar um projeto voltado aos moradores de rua
    população esquecida pela sociedade, algo como lugar para banho,trocar de roupas, refeições e orientações sobre como se reabilitar novamente na sociedade e viver uma vida digna.
    encaminhar a um trabalho ajudá-los a renovar a esperança
    condições para que cuide da saude etc
    Gostaria de fazer este trabalho no centro de São Paulo
    com a parceria de quem já se despertou para a necessidade
    desta população que cresce assustadoramente.
    Quem está disposto fazer um trabalho sério doando um pouco de si , em idéias, tempo,qualquer ajuda para começo é bem vinda.
    Com gratidão
    Zélia

    • Olá Zélia, parabéns pelo seu sonho! aqui em minha cidade faço um trabalho semelhante ha masi de 15 anos, se vc poder me ajudar na elaboração de um projeto ficarei grata, é de uma casa de recumperação, ja tenho o espaço físico, falta o projeto istrutural. meu email: helenacasarao@hotmail.com Deus te abençõe! me ajude a elaborar este projeto

  35. estou montando um projeto de cidadania ambiental,com curoso palestraas biblioteca,contador de história.preciso de colaboradores e voluntários que estejam inquietos com a falta de informações de cidadania política,direitos e deveres do cidadão.ja estou aceitando as inscriçoes e todo tipo de ajuda e orientação.
    martha ,tel (21)33616248 / 82232117

  36. Gostaria da ajuda de vcs.para um projeto com os bebes e suas famílias da creche que dirijo na favela.Ajudar as famílias com cestas básicas, palestras sobre seus conflitos sociais,terapias,etc
    Com os bebes gostaria de enriquecer os materiais pedagógicos a fim de atuar forte no desenvolvimento físico , emocional e psicológico; melhorar a qualidade de alimentação, pois muitos tem anemias.E ainda proporcionar alegria com festas de aniversário, dia das crianças etc.
    Cristina – fone 26318873

  37. OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES.GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE COMO ORGANIZO UMA ONG.EU TENHO UM SONHO E HOJE JÁ TENHO UM ESPAÇO.TRABALHO A 25 ANOS COMO PROFESSORA E A 3 COMO ASSISTENTE SOCIAL.ATUANDO NO SETOR EDUCACIONAL VEJO A DIFICULDADE DE NOSSOS ALUNOS DE PERMANECEREM NA ESCOLA E SEREM INSERIDOS NO MERCADO DE TRABALHO.QUERO MONTAR UM PROJETO EDUCACIONAL /SOCIAL DE INCENTIVO A CONCLUSÃO DE ESTUDO,INSERÇÃO DESTE ALUNO NO MERCADO DE TRABALHO.PENSO QUE PODERIA SER ALGO RELACIONADO AO EJA PARA AQUELES ALUNOS QUE NÃO PUDERAM ESTUDAR E DESISTIRAM POR DIVERSOS MOTIVOS.INCENTIVA-LOS A ENTRAREM NUMA UNIVERSIDADE.E UM CURSO PREPARATÓRIO PRA CONCURSOS POIS MUITOS CANDIDATOS NÃO POSSUEM CONDIÇÕES DE SE PREPARAR POR FALTA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS.GOSTARIA DE INCLUIR UM CURSO DE LINGUAS JÁ QUE SOU PROFESSORA DE INGlÊS.TENHO DIVIDIDO ESTE SONHO DURANTE ANOS COM ALGUMAS AMIGAS E SÓ PRECISAMOS DE ORIENTAÇÃO PRA COMEÇARMOS.iNTENCIONO INICIAR NOSSO TRABALHO EM 2010.SERÁ QUE VC PODERIA ME ORIENTAR?O QUE ACHA DAS MINHAS IDEIAS?AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.

  38. Intesante oque vemos nesses projetos pessoas que se interessam pelo bem do proximo pois foi pensndo nisso que me fez aceitar o convite de um amigo p fazer parte d um projeto na qual ele quer tirar do papel agora, vendo a indone do projeto acredito que vai dar certo.
    Queria saber como podemos conseguir recursos? para levantarmo um baracão em um espaço que temos mas sem envolver politicos.

  39. Interessante artigo mais gostaria de uma idéia que se englobalizassem um todo social dentro de um munícipio. Poderia me ajudar nesse sentido Grata desde já agradeço.

  40. Olá pessoal, sou fundadora de uma instituição há 15 anos, amparando pessoas de rua e depois de todo um processo levamos até suas familias, temos um espaço rural onde o objetivo é funcionar como casa de recumperação para dependentes quimicos, quero elaborar um projeto, mas preciso de ajuda, peço a todos para me dar orientaçao nesse sentido. Aguardo a solidariedade de todos. um abraço!
    Helena

  41. Adorei me formei agora como assistente social e quero desevolver um projeto para criança com deficiencia em uma escola na qual vou fazer um trabalho volutario obrigada gosteria muito de ajuda obrigada

    • Tiago,

      faz um projeto sobre prevenção da violência. Aquela violência interpessoal, urbana, que nos atravessa no dia a dia. Algo que ensine as pessoas a conviverem com mais harmonia.

      Tamos precisando muito disso.

      :)

      Que tu acha?

  42. Olá moro em um bairro muito carente, ha mais ou menos 3 anos eu e minha irmã realizamos festa em datas como dia das crianças e natal para as crianças aqui, conseguimos com muito suor algumas doações, porém aqui também há muitas familias necessitadas, muitos catadores de lixo, pais alcólatras, drogados, gostaria de um projeto que visasse a criança aqui eles passam muito tempo ociosos e não ligam muito para a educação, mas ao mesmo tempo gostaria de atender também as familias necessitadas com algo que as ajudasse a conseguir uma renda, sei que não podemos mudar o mundo assim de uma hora para a outra porém gostaria muito que alguém me ajudasse a ter uma idéia de como montar algo que atendesse a todos, o objetivo das festas que fazemos é levar alegria a essas crianças que não tem muita opção de passeio e diversão, mas gostaria muito de abranger mais.
    Se alguém tiver uma luz, por favor me ajude preciso sinto necessidade de fazer algo pela minha comunidade mas não sei como.
    Desde já agradeço e aguardo por uma luz
    O nome da nossa dupla é Organizadoras da Alegria

    • Tatiana, legal teu projeto! Dá pra ver que tu trabalhas justamente com o que importa, na comunidade. Geralmente ações de cunho mais assistencial são empreendidas em conjunto com o governo, seja municipal ou estadual. Talvez seja esse o caminho. Tu moras onde?

  43. Olá, tudo bem?
    tenho este esboço de um projeto bem amplo, abaixo esta o que desejo fazer, mas não sei formatar para projeto em si, vc poderia me ajudar? tenho mais algumas ideias como a criança iria para a ong (?) faria 2 refeições como lanche e almoço/lanche e jantar , um centro de recuperação para dependentes quimicos.
    Tenho um espaço muito bom, ja tem toda a infra-estrutura necessaria só falta uma ajuda para começar a trabalhar. Estou tentando fazer uma parceria para que eu possa legantar recursos para por em pratica.

    a) Promover assistência social: acompanhamento a valorização pessoal, educacional e familiar através da ética, cursos, oficinas, palestras.
    b) Promover cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico: oficinas de cultura e artes estimulando o interesse pela leitura, teatro, cinema e música.
    c) Promover educação complementar gratuita: através de oficinas educativas, ou seja, bancas de ensino com acompanhamento educacional, extra-escolar a fim de incentivar melhorias nos resultados escolares.
    d) Promover saúde mental e física: acompanhamento e encaminhamento médico, psicológico e odontológico, além da promoção de atividades físicas e recreativas.
    e) Promover qualidade alimentar e nutricional: oferecer alimentação nutritiva no período da permanência dos alunos cadastrados na instituição.
    f) Educação e preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável: reciclagem, oficinas de cultivo de hortas, plantas ornamentais e reflorestamento.
    g) Promover voluntariado.
    h) Promover desenvolvimento econômico e social.
    i) Promover sistemas de desenvolvimento sustentável. Aplicar modelos sócio-produtivos e sistemas alternativos de produção, comércio e emprego: capacitação por meio de cursos gratuitos tais como jardinagem, elétrica (predial e domiciliar), marcenaria, pintura e acabamento, culinária, moda, corte e costura, bordado, artesanato, estética, manicure, cabeleireiro (a), dentre outros. Encaminhamento para o mercado de trabalho.
    j) Re-estruturação de direitos estabelecidos ao cidadão e assessoria jurídica gratuita.
    k) Valorização dos direitos humanos: promover ética, paz, cidadania e democracia.
    l) Estudos e pesquisas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos.

    Eu preciso de colocar mais detalhes, sei o que quero fazer mas na hora de jogar para o papel tenho muita dificuldade.
    Por favor me ajude!
    Obrigada,
    Fátima

  44. Prezado Daniel,
    Boa noite!

    A publicação deste artigo foi objetiva e concisa! Muito boa!
    Muito obrigada pela ajuda.
    Espero manter contato.

  45. OLÁ,SOU ESTAGIARIA DO CURSO SERVIÇO SOCIAL.GOSTARIA DE DESENVOLVER UM PROJETO,PARA CRIANÇAS DO CRAS COM A IDADE D 5 A 11 ANOS.
    PEÇO A SUA AJUDA..
    OBRIGADO..

  46. Ola Daniel prineiro parabens pelo artigo.

    Sou assistente social formada a um ano,mas estou um pouco perdida para iniciar um projeto,tenho q fazer um para uma certa comunidade,com oficinas,palestras e etc.
    Não estou sabendo como começar,colocar no papel,mas ja tenho algumas ideias.
    Será que você pode me agudar pois estou muito perdida
    desde já obrigadooo.

  47. Olá!
    Gostaria de nomes p/ projeto gravidez na adolescencia, estou fazendo estágio. Como cuidar das adolescentes que vão ser mães.
    Obrigado, preciso de uma luz!

  48. SOU ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL E TENHO QUE ELABORAR UM PORTFÓLIO ( ESTOU INICIANDO O ESTÁGIO I DE OBSERVAÇÃO) MAS ESTOU MEIO PERDIDA EM COMO COMEÇAR: APRESENTAÇÃO, SUMARIO …GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL ME ENVIEM UM MODELO PRONTO DE ALGUEM QUE JA ATUOU EM CASAS DE APOIO (ONG), DESDE JA AGRADEÇO. ABRAÇOS. ROSANGELA.

  49. Tenho 16 anos e meu sonho é ter uma ONG, hoje estou aprendendo em um curso online a desenvolver um projeto social que pretendo implantar em minha cidadezinha, que será voltada as necessodades de uma educação de qualidade que nosso país apresenta. Tudo isso está me ajudando muito, obrigada : )

  50. Sou professora e gostaria de um modelo de projeto para pedir patrocínio ou pelo menos um apoio de nossos políticos, pois, em meu bairro cada dia mais almenta-se o indice de mortalidade entre jovens e adolecentes.Percebo que a ociosidade está os levando para o mundo das drogas,um projeto bem eleborado,com várias oficinas iria ser um incentivo,pois nosso bairro é carente neste aspécto.

    • Graça Lage em julho, 27 as 17:15 tambem tenho muita dificuldade em elaborar projetos sociais, gostria de receber ajuda e modelos de projetos ou informar qual site poderei encontrar. Muito Obrigado.

  51. Gostaria de montar um projeto, na minha região, para facilitar a vida do pequeno produtor rural, melhorando a vendas de suas produção e também concientizando a todos a melhor maneira de um crescimento sustentável. Obs. este projeto é para uma prefeitura do interior de Minas. obrigado.

  52. Olá desejo montar um projeto de intervenção para um trabalho na escola agro-tecnica, mas não sei como montar, so sei que na escola tem jovens que moram la, e tbm jovens que faz o uso de drogas, meninas que se prostitui, so sei que deparamos como diversas tipos de casos.
    Então queria uma ideia de como desenvolver esse projeto.

  53. BOA NOITE! PAZ DE CRISTO
    GOSTEI DE SEU BLOG.
    TENHO TAMBÉM UM PROJETO SOCIAL, AMPARO A PESSOAS MORADORAS DE RUA E ABANDONADAS. ATÉ ENCONTREI UMA DEPUTADA ESTADUAL PARA AUXILIAR NA LEGALIZAÇÃO.
    A DIFICULDADE ESTÁ EM CONSEGUIR LOCAL PARA ABRIGAR, SUPONHAMOS 5 A 10 PESSOAS ( MULHERES ). O OUTRO E CONSEGUIR PESSOAS QUE TENHAM O MESMO OBJETIVO DE AUXILIAR, SEM RETORNO COMO VOLUNTÁRIAS ( COMPOR A ong) NÃO TENHO OBJETIVO DE QUERER GANHAR DINHEIRO NESSE PROJETO. O QUE ME APIEDA É VER TANTAS PESSOAS SOFRENDO NAS RUAS, É MUITO TRISTE. A COPA VEM AÍ, AS OLIMPÍADAS E OS MORADORES DE RUA? O QUE ACONTECERÁ COM ELES.
    SEUS PROJETOS SÃO LEGAIS. ESPERO QUE CONSIGA CONCRETIZÁ-LOS.
    ABRAÇOS FRATERNOS.

  54. eu gostaria de abrir um projeto para quem nunca teve oportunidade na vida de fazer uma aula de tenis eu gostaria de fazer um projeto voltado somente para o tenis de campo aquelas pessoas que tiverem enteresse procure um clube escola ou mesmo uma ong que tenha tenis para divulgar nossas modalidades agradeço desde ja obrigado professor clayton

  55. Ribeirao Preto 03/04/2013
    Eu ja tenho um projeto funcionando com criancas e adolecentes
    desde julho 2012/mas nao tenho ajuda de ninguem/por que
    quando alguem quer dar ajuda quer mudanca,ou algo em troca
    Objetivo: socializacao/por ser condominio de pessoas que sairam
    da favela as pessoas ja rotula e pobre/vamos levar cesta basica/
    La nao precisa disso,a maior necessidade aprendizado tem criancas
    que esta na terceiro serie nao sabe ler e escrever coretamente
    Alvo:Principal reforco escolar/trocar rotulo de pobre, pessoas capaz/
    trabalhar o meio ambiente /como reduzir/reciclar/reaproveitar.
    Meu telefone para contato 016(9145-9217)claro

  56. EU ERA ALFABETIZADORA DO PROGRAMA DO GOVERNO TOPA POR 5 ETAPA POR MEU DESEMPENO AGORA SOR COORDENADORA , POR CONGESER MUITO A NECESSIDA DOS JOVENS E ADULTO QUERO VER UMO PROGETO . QUE AS PESSOATENHA UM ESPASO ,ARTE ,CULTURA E LAZER ESTE E MEU SONHO E DE MINHA COMUNITADE..

  57. Ola, Meu nome é Jorge, sou Enfermeiro e também tenho um projeto, gostaria de ajuda para coloca-lo em pratica. Por amar Você é o nome do projeto que contem obras sócias voltadas para terceira idade, farmácia comunitária com troca de medicamentos dentro da validade, para evitar o disperdicio e acumulo de medicamentos esquecidos em nossas residências, aquele medicamento que esta no seu armário perdendo a validade, alguém pode estar com dificuldades em compra-lo.

  58. Thank you so much regarding giving us an update on this issue on your web site. Please be aware that if a brand new post appears or when any changes occur on the current post, I would want to consider reading a lot more and finding out how to make good using of those approaches you share. Thanks for your time and consideration of other men and women by making your blog available.

  59. Tenho um projeto social a ser desenvolvido na área da dependência química com o nome “EXERCENDO A CIDADANIA DOS EXCLUÍDOS” com pessoas em situação de rua(mendigos, alcoólatras, drogados) que não possuem nenhuma condição de pagar seu tratamento preciso de ajuda urgente. Estou construindo o espaço físico, sem nenhum convênio até o momento. Ajude-me. Essa casa de recuperação fica em Cuiabá no bairro barreiro branco e esta sobrevivendo com muita dificuldade.Estou aguardando resposta no fone: 65 30543319 ou 65 92595776. Elizabeth Coutinho-Assistente Social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s